Publicado em 21/12/2015 às 14:51 - Autor:

Vitório Humberto Antoniazzi

O ex-prefeito e ex-vereador de Valinhos, o dentista Vitório Humberto Antoniazzi, faleceu na madrugada desta sexta-feira (8), aos 76 anos, após ficar por oito anos acamado.

Vitório administrou o município por três mandatos de 1983 a 1988, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, totalizando 14 anos como administrador público da cidade. Foi presidente da Câmara Municipal em 1975 e 1976 e vice-prefeito de 1977 a 1982.

Por decisão da família, o corpo do ex-prefeito será velado a partir das 10h na Capela da Ressureição do Cemitério São João Batista, onde será sepultado às 16h30. Missa será celebrada 15h30 por monsenhor João Luiz Fávero.

O prefeito Clayton Machado lamentou profundamente a morte do ex-prefeito e decretou luto oficial por cinco dias. Durante esse período, a bandeira do município ficará hasteada a meio mastro.

“É com profundo pesar que eu e minha esposa, Sueli Machado, lamentamos o falecimento do amigo e ex-prefeito, Vitorio Antoniazzi. Um homem de grandes ideais, carismático, um verdadeiro líder para nossa cidade, que foi responsável por grandes mudanças administrativas em Valinhos”, destacou o prefeito Clayton, acrescentando que “é na figura de pai de família e homem de fé que ele mais se destacou, tendo uma vida pública impecável, cuja memória deixará saudades e ficará para sempre marcada em nossos corações”.

Para que os servidores possam participar do velório e sepultamento, o expediente na Prefeitura, DAEV e Valiprev será encerrado nesta sexta-feira (8) às 14h30. Serviços de educação e saúde direcionados à população, assim como consultas já agendadas, segurança e trânsito serão mantidos normalmente em funcionamento nesta sexta-feira (8).

Figura ilustre – Filho de Luiz Antoniazzi e Olinda Barbin Antoniazzi, Vitório nasceu em Valinhos no dia 6 de novembro de 1938. Era casado com Marlene Canton Antoniazzi, que sempre teve uma participação ativa nos três mandatos à frente do hoje denominado Fundo Social de Solidariedade e também no embelezamento das praças do município.

Vitório Antoniazzi deixas dois filhos: o engenheiro agrônomo, Fernando Antoniazzi, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, e Renata Canton Antoniazzi Zetoni. Deixou ainda um neto, Eduardo.

Durante seus governos, Valinhos ganhou importantes obras, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. Foi responsável pela regionalização do atendimento em Saúde no município, com a construção de uma série de Unidades Básicas de Saúde.

Na área da educação, construiu uma série de escolas e municipalizou o ensino a partir de 1997. Foi presidente do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí de 1997 a 1998 e de junho a dezembro de 2004. Em suas gestões, o programa de Educação Ambiental, Semana da Água, ganhou grande repercussão.

O ex-prefeito também reestruturou o Centro de Lazer do trabalhador (CLT) ‘Ayrton Senna da Silva’, um dos principais espaços de Lazer do município, e urbanizou o Centro de Convivência ‘Brasil 500 Anos’, que se tornou um cartão postal do município, e portal de entrada pela rodovia Anhanguera.

Fundou a Guarda Municipal, instalou o Corpo de Bombeiros de Valinhos e prolongou a Av. Invernada, tirando o trânsito da região central. Após deixar o executivo municipal, o último cargo público exercido por Vitório Antoniazzi foi o de presidente da Cohab Bandeirantes, área que também teve grande destaque em seu governo com a implantação do Jardim União, Parque das Figueiras, Jardim Centenário, Jardim do Lago e outros.

Comentários