Destaque Entretenimento Saúde
Publicado em 03/10/2017 às 13:05 - Autor:

Valinhos celebra Outubro Rosa com uma série de eventos

A cor rosa do Paço Municipal ganhou mais cor neste mês em Valinhos. O edifício foi iluminado para chamar a atenção da população para a campanha mundial Outubro Rosa que, desde 1990, alerta para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnostico precoce. Durante todo o mês serão promovidas ações educativas e preventivas envolvendo a Secretaria da Saúde, o Grupo Rosa e Amor e o Coletivo de Capoeira em vários pontos da cidade.

Nas 14 Unidades Básicas de Saúde terá distribuição de material educativo aos usuários. Na sexta-feira (6) haverá o Bingo da Saúde, às 14h, na Secretaria da Saúde, com questões sobre qualidade de vida e premiação aos vencedores. Essa mesma atividade será realizada nos dias 10 e 25, às 9h, no Centro de Atenção à Mulher (CEV), e no dia 27, às 14h, no Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade.

Os profissionais de saúde, médicos ginecologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem e técnicos do serviço de mamografia, terão uma capacitação sobre Prevenção e Rastreamento do Câncer Ginecológico e de Mama no próximo dia 19, das 8h às 12h, na Sede do Grupo Rosa e Amor.

O curso será ministrado pela médica Susana Ramalho, ginecologista e oncologista do CAISM/ UNICAMP e diretora do Grupo Rosa e Amor, e pelo médico Luiz Antonio Verdiani, ginecologista e mastologista do Centro de Atenção à Mulher da Rede Municipal de Saúde.

 

Coletivo de capoeira – O Coletivo da Capoeira promoverá o Capoeira Rosa com conversas, palestras, rodas e outras atividades direcionadas também ao bem-estar e a participação da mulher na sociedade.

Neste sábado (7) as ações direcionadas às mulheres serão realizadas 13h30 às 15h no núcleo do Jardim Pinheiros (Av. João Antunes dos Santos, 1144) com reflexões sobre o corpo feminino e a capoeira, coordenadas pela professora Tatiane Pinheiro.

No mesmo local, a programação prosseguirá na próxima segunda-feira (9), das19h30 às 21h, com roda e conversa sobre o tema Mulher e Capoeira. Esta segunda atividade será aberta ao público em geral.

As atividades seguirão no próximo dia 17 com um encontro de mulheres que já tiveram câncer de mama e um workshop de maquiagem, oferecido pelo Instituto Embelezze. A ação aberta às mulheres será das 19h às 21h30, na sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal.

No próximo dia 19, haverá a palestra sobre Saúde e Bem-estar com as psicólogas Alyne Fernando do Hospital da Mulher da Unicamp (CAISM) e Tamiris Cantares do Grupo GEP In Psi. A ação será das 19h30 às 21h Espaço Multiuso Flávio de Carvalho (Av. Joaquim Alves Correa, 4033, Santo Antônio).

A programação será finalizada no próximo dia 21 com roda, samba de roda, contação de história e outras atividades abertas ao público, das 9h às 13h, no coreto do Largo São Sebastião.

O Capoeira Rosa tem o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, do Fundo Social de Solidariedade, do Samba de Roda Dona Maria e do Instituto Embelleze.

 

Dados sobre a doença: O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são esperados 57.960 casos novos de câncer este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.

As principais formas de prevenção são o autoexame das mamas, realizado pela própria mulher periodicamente; o exame clínico das mamas, feito nos serviços de saúde pelo profissional médico ou pelo enfermeiro e o exame de mamografia para mulheres a partir de 40 anos ou por indicação no caso das mais jovens com histórico familiar da doença.

Comentários