Destaque Saúde
Publicado em 23/10/2017 às 11:44 - Autor:

Saúde usa folhas de goiaba e pitanga para tratar feridas

Valinhos é a maior produtora de goiaba in natura no país e agora está usando também as folhas da fruta para tratar feridas de pacientes atendidos na Rede Básica de Saúde de forma complementar ao tratamento convencional.

O uso de fitoterápicos foi introduzido no atendimento do Serviço Especializado em Lesões Vasculares e Neuropáticas (SELVEN) em 2015 com a assessoria voluntária da farmacêutica Nilsa Sumie Yamashita Wadt, doutora em plantas medicinais pela USP (Universidade de São Paulo).

Segundo a farmacêutica, o uso das folhas tem acelerado em 40% a cicatrização de feridas nos pacientes atendidos. As folhagens de goiaba são misturadas as de pitanga no preparo de um chá que tem ação antimicrobiana e cicatrizante.

“Além de possibilitar a melhoria da saúde e mais qualidade de vida aos pacientes, a utilização das folhas gera economia ao sistema de saúde, pela redução no uso de medicamentos, de curativos e da necessidade de profissionais de saúde”, avalia a farmacêutica.

Nascida em Valinhos, Nilsa disse que cada lugar tem plantas características que podem ser usadas com base em conhecimentos e Valinhos se destaca pelas plantações de goiaba.

 

Depoimentos – O gerente de vendas Eder Antonio de Souza Carvalho, de 48 anos, é um exemplo concreto de melhora no processo de cicatrização a partir da utilização do chá. Por conta da diabetes, ele teve que amputar dois dedos. Um deles tratou somente com medicação alopática e a cicatrização demorou cem dias. O outro, com a utilização do chá, sarou em 25 dias. “Foi um processo rápido de cicatrização, uma melhora enorme”, disse Carvalho.

José Benedito Domingues de Faria, aposentado de 77 anos, tinha duas feridas no pé que não saravam já fazia mais de dois meses. Depois que começou a usar o chá de folhas de goiaba e pitanga, elas cicatrizaram em 20 dias.

Segundo a enfermeira responsável do SELVEN, Fernanda Cavalini, a unidade atende uma média de 115 pacientes por mês, a maioria idosos com lesões nos membros inferiores em razão de doenças venosa, neuropatia e insuficiência arterial.

Fernanda disse que a fitoterapia vem complementar o tratamento oferecido pelo serviço, mas é preciso a adesão do paciente em casa. “No ambulatório ensinamos a fazer o chá e a forma de utilização, colocando o ferimento imerso na substância fria por 20 minutos, depois é só secar e por o curativo novo”, explicou a enfermeira.

O atendimento no SELVEN é feito mediante agendamento no próprio ambulatório. A unidade conta com médicos cirurgiões vasculares, com retaguarda de dermatologistas, ortopedistas e outros especialistas, além de equipe de enfermagem.

O SELVEN funciona no Centro de Especialidades de Valinhos (CEV), na Avenida dos Esportes, 335, Centro.

 

Reportagem EPTV – O uso de fitoterápico no atendimento aos pacientes do SELVEN foi tema de reportagem da EPTV na quarta-feira (18) com a repórter Hellen Sacconi. Confira a reportagem no link: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/…

 

Receita do chá

10 folhas de goiaba in natura

10 folhas de pitanga in natura

1 litro de água

Modo de preparo

As folhas são colocadas em água fria e fervidas por um a dois minutos. Depois o chá deve ficar em infusão até que esteja morno. Ele é aplicado diretamente no local a ser tratado, de preferência com uso de uma bacia.

 

Comentários