Destaque Saúde
Publicado em 01/12/2017 às 8:10 - Autor:

Saúde oferece testes gratuitos e rápidos de HIV e sífilis até sábado

Moradores de Valinhos vão poder realizar testes rápidos e gratuitos de doenças como HIV e sífilis até o próximo sábado. A Prefeitura aderiu à 10ª edição da campanha “Fique Sabendo – Faça o teste da AIDS; Saber faz a diferença”, promovida pelo Governo do Estado, entre de novembro e 1 de dezembro.

A Campanha tem por objetivo estimular a população a realizar o teste anti-HIV, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste e pertence aos grupos mais atingidos pela AIDS (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas).

Embora os testes sejam oferecidos o ano todo, durante esta semana eles são disponibilizados sem a necessidade de agendamento em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os resultados dos exames saem em 20 a 30 minutos.

No sábado (2), o CEDIC/CTA (Centro de Doenças Infectocontagiosas e Centro de Testagem e Aconselhamento) estará aberto das 7h às 13h para testagem do HIV, sífilis e hepatites virais para pessoas de qualquer idade. Menores de 12 anos deverão estar acompanhados de um responsável. O CEDIC/CTA está localizado na Avenida Brasil, 144, no bairro Vila Santana, e oferece a testagem gratuita o ano todo por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento.

O atendimento do usuário durante a Campanha Fique Sabendo é constituído do aconselhamento pré – teste, coleta de exame e aconselhamento pós – teste.

Segundo a médica infectologista da Rede Municipal de Saúde, Laura Andrade Lagoa Nobrega, o número de casos novos de HIV/AIDS no município mais que dobrou em relação aos últimos anos em todas as faixas etárias e sexos. Foram 43 casos positivos, 15 de AIDS e 28 de HIV, contra 20 em 2016 e outros 20 em 2015. Do total de casos registrados neste ano, 35 são Homens e 8 são de sexo feminino. A categoria de exposição mais atingida é a de homossexuais.

“Esse aumento no número de casos mostra que está ocorrendo falta de prevenção, pois as pessoas não se enxergam mais numa situação de risco, pois têm a informação que ficam bem com o tratamento”, avaliou a médica.

A especialista lembra que a única forma de prevenção da AIDS e da sífilis é o uso de preservativo, que é distribuído gratuitamente nas unidades de saúde, tanto a camisinha masculina como a feminina.

Aconselhamento pré –teste

Este aconselhamento é realizado por profissional de saúde capacitado, ele é  individualizado e sigiloso, com tempo para o usuário tirar dúvidas, conversar sobre o que o levou a fazer o teste e alternativas para diminuir as chances de infectar-se. O profissional de saúde irá avaliação as situações de riscos do usuário e propor medidas de prevenção específicas.

Aconselhamento pós –teste

É realizado ao entregar o resultado do exame de HIV ao usuário, neste momento é tirado as dúvidas e explicado o resultado do exame ao  usuário . O resultado  do exame é entregue exclusivamente para a pessoa que buscou a testagem.

O que é AIDS?

AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma doença causada por um vírus chamado HIV. Ele ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta a chance do aparecimento de outras doenças oportunistas (infecções e tumores).

Por que fazer o teste de HIV/AIDS?

Quanto mais cedo você descobrir que tem o vírus, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. A AIDS por enquanto não tem cura, mas o tratamento permite viver bem, por muito tempo. Se você tem o HIV e não sabe, além de não se tratar, pode transmitir o vírus involuntariamente.

No caso de gravidez, as mães portadoras do vírus têm 98% de chance de ter filhos sem HIV se fizerem o tratamento.

Fazer o teste faz parte da prevenção?

Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde. Se você não tem o vírus e fica sabendo, tem mais um motivo para continuar se cuidando. Se tiver, será encaminhado para um serviço de saúde.

Se você por qualquer motivo decidir não usar camisinha com alguém em quem confia, é importante que ambos façam o teste antes. Fazer o teste nesta situação faz parte da prevenção, porque revela se vocês já têm o HIV e não sabem.

Você precisa fazer o teste:

•          Se você é uma pessoa sexualmente ativa e nunca fez;

•          Se você fez sexo (oral, vaginal, anal) e não usou camisinha;

•          Se você tem ou teve tuberculose e hepatites;

•          Se você teve, ou acha que teve, uma doença sexualmente transmissível (DST);

•          Se você compartilhou seringas e agulhas;

•          Se você está grávida.

O teste de HIV/AIDS é indicado para você!

O que é Sífilis?

É uma doença infecciosa transmitida principalmente nas relações sexuais sem uso de preservativo, e de mãe para filho durante a gravidez.

Ela é causada por uma bactéria. Em geral um dos primeiros sinais da doença é uma pequena ferida que aparece no pênis, na vagina e ânus e que não dói. Ela costuma desaparecer após alguns dias mesmo sem tratamento. Entretanto, a doença continua ativa. Meses depois podem aparecer outros sintomas: manchas na pele, nas palmas das mãos e dos pés, ou simplesmente pode permanecer silenciosa, afetando o coração, o fígado e até o sistema nervoso central.

Por que fazer o teste de Sífilis?

•          Porque uma pessoa pode ter sífilis e não sentir nada por muito tempo.

•          Porque a sífilis tem tratamento e tem cura.

Comentários