Destaque Saúde
Publicado em 06/11/2017 às 16:47 - Autor:

Saúde faz testes gratuitos de diabetes no dia 11 no CACC

O Dia Mundial de Diabetes é celebrado anualmente no dia 14 de novembro. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a doença. E um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado.

Para detectar possíveis casos novos de diabetes no município, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, e em parceria com o Rotary Club de Valinhos, realizarão no dia 11 de novembro o teste de detecção de diabetes, por meio da coleta de glicemia capilar, que deve ser realizado preferencialmente em jejum.

A atividade será das 9 às 12 horas, no Centro de Artes Cultura e Comércio “Adoniran Barbosa” (CACC), próximo à rodoviária, e contemplará também a realização da aferição da pressão arterial, das 9h às 18h, no evento “Rotary Day”.

Segundo a Secretaria da Saúde, os casos alterados serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde de sua referência para avaliação, diagnóstico e acompanhamento.

“O diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo e sua incidência tem aumentado ao longo dos anos, devido principalmente à má alimentação e a obesidade”, disse o secretário da Pasta, Nilton Tordin, acrescentando que a prevenção e o tratamento do diabetes consistem em manter uma alimentação saudável, praticar regularmente exercício físico, não fumar, evitar bebida alcoólica. “Quanto melhor o controle, menor será o risco de complicações”, afirmou o secretário.

 

Dia Mundial de Diabetes – A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde através da Organização das Nações Unidas (ONU) e visa alertar sobre as problemáticas, as necessidades que enfrentam os diabéticos e dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro sustentável” é o tema para 2017.

O Círculo Azul é o símbolo que representa a diabetes e a união de todo o mundo para encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes, além de conscientizar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.

Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento sobre ela, pois a compreensão da doença torna mais fácil a prevenção das complicações.

Comentários