cidade Destaque Saúde
Publicado em 11/08/2017 às 12:26 - Autor:

Prefeitura de Valinhos promove palestra sobre prevenção ao câncer de estômago

Ação será dia 16 no Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade

A Prefeitura de Valinhos promove palestra no próximo dia 16 para orientar a população sobre ações de prevenção ao câncer de estômago. O evento é parte da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Estômago e ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, e ocorre às 9 horas, no Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade Roque Palácio.

Segundo o palestrante, o médico clínico da rede de Saúde de Valinhos, Braz Eugênio Carlos Franceschini, o cigarro é o principal fator de risco para o câncer.  “É o maior agente causador de morte no mundo, tanto de doenças cardiovasculares quanto dos cânceres de pulmão, laringe, boca, esôfago e estômago”, disse.

O médico afirmou que as substâncias contidas nas carnes salgadas ou defumadas e os embutidos também aumentam o risco de câncer de estômago. Já as carnes vermelhas estão associadas ao risco de câncer de intestino.

Franceschini disse que para prevenir esses tipos de câncer é necessário ter alimentação saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso, reduzir o peso e praticar atividade física regularmente.

A Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Estômago, criada pela Lei Nº 5.345, de 19 de outubro de 2016, é programada para a primeira quinzena de agosto e o Dia Nacional de Combate ao Fumo é em 29 deste mês.

As atividades de prevenção e orientação sobre as doenças serão desenvolvidas pela Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. O Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade Roque Palácio está localizado na Avenida Campos Sales, 49, Centro.

 

Comentários