Destaque Educação
Publicado em 09/11/2017 às 21:22 - Autor:

Escolas do Estado vão liberar uso de celulares em salas de aula

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou na última segunda-feira (6) uma lei que permite o uso de telefones celulares em salas de aula das escolas da rede estadual de ensino em todo o Estado de São Paulo.

A norma, que promete causar discussão no meio educacional, só permite, no entanto, o uso do aparelho com supervisão de professores. Atualmente o uso dos celulares é proibido em salas de aula da rede pública do Estado. Com a nova lei, os aparelhos poderão ser usados com “finalidade pedagógica”, com objetivos de pesquisa e aprendizado.

Falta, no entanto, que escolas recebam a infraestrutura necessária para acesso à internet dos celulares. O governo pretende instalar o sistema de wi-fi e banda larga em todas as cerca de 5 mil escolas estaduais até outubro do ano que vem. A expectativa é que as instalação acontece por etapas, com 500 escolas beneficiadas por mês.

A medida divide especialistas no assunto. Para eles, ela traz o lado positivo da facilidade de acesso a conteúdos eletrônicos e conhecimento de forma geral. Porém, eles alertam para a necessidade de um controle desse tipo de liberação, para evitar que haja dispersão e desvio da finalidade principal da ação, que é a educação.

Um dos riscos apontados é a possibilidade de interação com as redes sociais, com postagens de fotos e conversas que não estejam ligadas ao conteúdo de sala de aula. Para isso, segundo os especialistas, os professores vão precisar de muita atenção para o comportamento de todos os alunos dentro de sala – o que nem sempre é possível.

Comentários