Destaque Saúde
Publicado em 25/01/2018 às 13:36 - Autor:

Convênio com Hospital de Jundiaí reduz espera por cirurgia eletiva

A Prefeitura de Valinhos firmou convênio com o Hospital Regional de Jundiaí (HRJ) para a realização de cirurgias eletivas, que podem ser programadas, pois não são de urgência ou emergência. O objetivo é reduzir o tempo médio de espera por esse tipo de procedimento na cidade.

A medida foi acertada no final do ano passado e não traz custos para o município, pois as vagas são oferecidas pelo Estado. A demanda reprimida por cirurgias foi herdada pela atual administração e vem desde 2016.

Para o mês de janeiro, o primeiro com o convênio em vigor, já foram liberadas 118 vagas para cirurgia nas seguintes especialidades:  hérnia, doença orificial e hemorroida (105), urologia (9) e cirurgia geral (vesícula) (4). O hospital ainda oferece vagas para cirurgia ortopédica e vascular.

A avaliação dos técnicos da Secretaria de Saúde de Valinhos é de que, mantido esse ritmo de liberações, a fila de cirurgia geral, que hoje é de 240 pessoas, seja zerada em curto espaço de tempo. “Não há como estabelecer prazos definitivos porque o número de vagas disponibilizadas por mês em Jundiaí não é fixo. Mas trata-se de um reforço importante para a saúde em Valinhos”, disse o secretário de Saúde, Nilton Tordin.

Além disso, cirurgias vasculares e de urologia, que hoje possuem 350 pessoas aguardando por agendamento, também devem ter a demanda reduzida para próximo de zero durante o ano de 2018 com o agendamento em Jundiaí.

O Hospital Regional de Jundiaí pertence ao Departamento Regional de Saúde (DRS 7) e regula vagas de 42 municípios da região. “Estamos falando de cirurgias eletivas que não são consideradas urgências e podem ser programadas, o paciente pode esperar por algum tempo até ser submetido ao procedimento. Vamos reduzir essa espera”, informou Tordin.

O secretário acrescentou que as cirurgias de alta complexidade de outras especialidades são encaminhadas para serviços terciário (Puc Campinas e Unicamp) e a regulação das vagas também é feita pela DRS 7 mediante cota mensal.

 

Santa Casa – A Santa Casa de Valinhos também realiza cirurgias eletivas para a rede pública na cidade. Um convênio firmado no início de 2017 entre a Prefeitura e o hospital estabelece regras para os procedimentos, mas dá prioridade aos casos de urgência e emergência. Segundo a Secretaria da Saúde, o município está em negociação com o hospital para renovação do convênio.

 

Comentários