cidade Destaque Saúde
Publicado em 29/09/2017 às 9:28 - Autor:

Biblioteca Municipal muda de prédio para ceder espaço para UBS Central

Mudanças integram pacote de contenção de gastos com a devolução de prédios alugados

A Prefeitura de Valinhos está mudando de endereço a Biblioteca Municipal Dr. Mário Correa Lousada para instalar no prédio, no Centro da cidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que atualmente funciona em um imóvel alugado na Rua Silvio Concon, 78.

As mudanças fazem parte do pacote de contenção de gastos com aluguéis, adotado pelo Governo Municipal, sem causar prejuízos nos atendimentos para a população. A economia nesse caso será de cerca de R$ 49 mil ao ano.

“A decisão de mudança foi estratégica e endossada por técnicos da Prefeitura, que avaliaram todo o quadro antes de definirmos qualquer alteração”, disse o prefeito Orestes Previtale.

Para receber a UBS, o prédio da Biblioteca, na Rua José Milani, passará por obras de adaptação e reforma, como instalação de salas de expurgos e de oxigênio, além de construção de sanitários.

O secretário da Saúde, Nilton Tordin, disse que, além de ser um prédio próprio e com excelente localização, o novo espaço da UBS Central é maior e com condições de contar com mais consultórios.

Mesmo com a mudança, a Biblioteca vai continuar a atender a população da mesma forma, na Rua José Milani, 127, no Centro, já a partir do próximo dia 9.

Integração – O novo prédio da UBS Central passará a atender também moradores do bairro Santo Antônio que acharem mais conveniente pela proximidade. Desde o último dia 18, a UBS do Santo Antônio está funcionando acoplada a UBS do Jardim Imperial, com a devolução também daquele prédio, que vai trazer uma economia de R$ 25,9 mil ao ano.

Segundo Tordin, essa situação é provisória até que sejam concluídas as obras de construção do prédio da Vila Itália, que vai abrir a UBS Santo Antônio. “O prefeito pediu prioridade no término dessa obra, que estava parada e foi retomada por esse governo”, disse.

As UBS oferecem atendimento nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Odontológica, além da parte de enfermagem, com curativos e vacinas. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Biblioteca – Em função da mudança, a Biblioteca Municipal Dr. Mário Correa Lousada permanece fechada entre esta quinta-feira (28) até a próxima sexta-feira (6). A partir do próximo dia 9, já passa a atender no novo espaço, localizado na Rua José Milani, 127, no Centro, próximo à Matriz de São Sebastião.

A secretária da Cultura, Ângela Giardelli, disse que o novo espaço está localizado próximo à rodoviária, bem no centro da cidade, é maior e possibilita distribuir melhor as seções de livros.

Comentários