Destaque Educação Saúde
Publicado em 19/10/2017 às 10:22 - Autor:

Alunos da rede pública terão aulas de escovação dos dentes

Alunos de duas escolas municipais de Valinhos vão aprender a escovar os dentes corretamente nos próximos dias 23 e 24 como parte das comemorações da Semana de Saúde Bucal. A programação terá ainda palestra aos dentistas da Rede Municipal de Saúde sobre infecções odontogênicas.

As aulas de escovação serão direcionadas aos alunos da manhã e da tarde das EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Vereador Eber Carlos Severino Foratto, no Jardim América II, e Professora Lélia Franco Bueno Leme, no Jardim Imperial.

Com o uso de fantoches, os dentistas e auxiliares vão ensinar e conscientizar os alunos da educação infantil sobre a forma correta de escovação e a importância de bons hábitos com a higiene bucal.

A ação é uma parceria entre as secretarias da Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, e da Educação. Os alunos vão ganhar uma escova de dente.

 

Capacitação – A programação da capacitação aos 38 dentistas da Rede Municipal de Saúde será dividida em duas turmas nos próximos dias 30 e 1º, no Centro de Treinamento em Saúde (CETS).

A palestra sobre Infecções Odontogênicas será proferida pelo especialista Eder Magno, responsável bucomaxiliar do Hospital Mário Gatti de Campinas.

Segundo o secretário da Saúde, Nilton Tordin, a atividade faz parte do programa de formação continuada dos profissionais de saúde, com a apresentação de novas técnicas e protocolos de atendimentos.

 

Legislação – A Lei nº 5.517 de 4 de outubro de 2017 que institui a Semana de Saúde Bucal foi sancionada pelo prefeito Orestes Previtale. A legislação de iniciativa do vereador Gilberto Aparecido Borges prevê que a programação seja realizada anualmente na semana que contempla o dia 25 de outubro, data em que se comemora nacionalmente o Dia do Cirurgião Dentista.

Comentários